Conclusões

 Todos os campos elétricos medidos foram menores que 100 V/m excepto na fonte de alta tensão de 5kV no laboratório da escola onde medimos 141 V/m como era esperado.

 No campo magnético medimos perto de dispositivos valores máximos na ordem das dezenas de µT. Evidenciando-se em casa os valores 40 µT para o secador de cabelo e 20 µT para o aspirador móvel e na escola 72 µT para a placa de aquecimento e 63 µT para o retroprojetor. Note-se que estes equipamentos não são utilizados por longos períodos de tempo.

 Perto das linhas de média tensão da cidade medimos valores para campo magnético pouco elevados. Nos armários de distribuição medimos valores maiores quando a tensão era menor, visto que os campos magnéticos são tanto maiores quanto maior for a corrente e menor a tensão. O armário de distribuição de 220 V onde medimos o campo magnético encontra-se junto à parede de uma habitação. Como os Júlios são muito curiosos resolveram medir o campo magnético a 40 cm do armário com o objetivo de verificar se as pessoas que vivem na habitação estavam sujeitas a grandes campos. O valor medido foi 34 µT, o que é mau, pois as pessoas estão constantemente sujeitas a este campo.

 Na opinião dos Júlios há que ter atenção a pequenas situações para evitar perigos que podem ser reais

- planear os edifícios/ distribuição da energia de modo a que os locais onde haja elevada exposição sejam muito pouco frequentados, principalmente por crianças;

- evitar frequentar, sem necessidade, locais com grande exposição a campos electromagnéticos;

- estar informado, na hora de compra dos aparelhos, acerca dos campos que produzem e do modo correto de os utilizar;

- exigir mais investigação e informação mais clara ao consumidor;

- Tentar adaptar o design dos dispositivos de modo a gerar menos campos magnéticos, por exemplo: 

Campo magnético criado por um fio ( 114,9 nT )
Campo magnético criado por um fio ( 114,9 nT )
Campo magnético criado em dois fios com corrente em sentido oposto ( 31,72 nT )
Campo magnético criado em dois fios com corrente em sentido oposto ( 31,72 nT )

 Pode-se observar que na imagem da esquerda (apenas um fio) o campo magnético é relativamente maior em relação à segunda imagem que tem dois fios com o sentido da corrente opostas. Isto deve-se ao facto dos sentidos do campo magnético serem opostos, consequentemente anulando-se quase inteiramente.


 Com este método, o campo magnético criado pelos condutores pode ser atenuado considerávelmente, provavelmente é esta a montagem presente no chão aquecido ou na manta elétrica onde medimos campos muito pequenos.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora